Saúde é direito de todos e dever do Estado

Garantir acesso à saúde e assistência de qualidade, com acolhimento efetivo, escuta, cuidado e compromisso com a população é também atuar para a redução das desigualdades. Uma criança bem assistida é um cidadão que se forma para ser um adulto mais engajado, com maior compreensão do sistema e empoderado dos seus direitos. É preciso garantir uma saúde pública de qualidade.

Na Câmara lutaremos com os seguintes compromissos:

1- Financiamento, o grande problema do SUS: os municípios dependem de repasses do governo federal e dos estados. É necessário lutar incessantemente para ampliação desses recursos e garantia do seu repasse para a saúde pública.

2- Construção de novas UBSs para as áreas descobertas e para bairros que não possuem unidade de referência próxima.

3- Ampliação do Programa Saúde da Família, com inclusão de profissionais dentistas e nutricionistas nas equipes.

4- Manutenção, ampliação e reforma das UBSs já existentes para proporcionar mais conforto, segurança e proteção aos usuários, com garantia de estrutura e quadro de profissionais suficiente para manter o atendimento de qualidade.

5- Atenção permanente com a Urgência e Emergência: UPAS e HPS. Esses são serviços essenciais, abertos 24 horas e servem ao atendimento aos casos graves provocados por violências, acidentes de qualquer natureza ou pela agudização de doenças crônicas.

6- Lutar pela unificação do cadastro da população usuária do SUS a fim de propiciar o acompanhamento dos pacientes em toda a rede pública, com acesso a um prontuário único, em meio eletrônico.

7- Defender a contratação de servidores públicos estáveis, concursados e aptos ao melhor desempenho no atendimento à Saúde. Lutar pela valorização dos salários e carreira pública, pela satisfação e fixação de profissionais na rede SUS. Servidores fixados por mais tempo na mesma atividade e ambiente conhecem e reconhecem as pessoas, suas histórias e necessidades e são mais aptos e livres para ajudar, mais comprometidos com o atendimento e, em geral, são tecnicamente mais preparados.

8- Atuar na promoção de campanhas de informação e conscientização da população para o bom uso dos equipamentos de saúde, de forma correta e cidadã.

9- Cobrar da gestão do SUS o processo de educação continuada para os profissionais de saúde buscando atualização técnica, sensibilização, responsabilidade e compromisso com o cuidado da população.

10- Fortalecer, escutar e valorizar os Conselhos locais e a Ouvidoria de Saúde como canais valiosos de comunicação com a população.

11- Propor e trabalhar para a construção de filas para serviços do SUS que sejam transparentes, justas e equânimes.

12- Apoio à luta pela redução da jornada para 30 horas para trabalhadores (as) da psicologia que atuam na Prefeitura.

13- Compreender, acompanhar e fiscalizar as práticas e a política de Saúde Mental do município.